- Ano: 2016
-
Fotografias:ZM Yasa Photography
-
Fabricantes: Novawood, YDÇ
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Passarela de Pedestres e Espaço Recreativo Bostanlı foram projetados pelo Studio Evren Başbuğ Architects como parte do conceito 'Karşıkıyı', criado para o projeto de regeneração costeira 'İzmirSea'. Essas duas intervenções arquitetônicas, situadas muito próximas e fazendo referência uma a outra, deram origem a uma nova atração, integrada, onde o rio Bostanlı flui para a baía, em um local muito especial e único devido à forma geométrica do litoral e a memória urbana existente. O local tornou-se uma das atrações favoritas em Karşiyaka, Esmirna, foi abraçado pelos moradores e recebe visitantes de toda a cidade desde a sua abertura em julho de 2016.
Alinhado com as decisões do master plan e do conceito 'Karşıkıyı', a Passarela de Pedestres Bostanlı foi proposta para conectar os dois lados do rio Bostanlı e, assim, completar uma das partes faltantes do passeio contínuo pela costa. Com a sua seção longitudinal ligeiramente inclinada e a geometria das vigas especialmente desenhada, a ponte permite a passagem de pequenas embarcações por baixo e dá acesso ao pontão flutuante localizado no riacho. Esta nova estrutura urbana que, localizada numa posição única fornece uma visão da baía de um lado e da cidade do outro, possui uma seção transversal assimétrica. Esta seção especial é formada por várias superfícies de madeira em cascata instaladas em uma moldura de aço, permitindo que os usuários desfrutem da vista da baía, sentados ou até deitados. Assim, a passarela não é apenas um elemento urbano de infraestrutura que é usado exclusivamente para a passagem de pessoas, mas também se define como um ponto de lazer e atração pública que se relaciona de forma sensível com o seu entorno.
O Espaço Recreativo Bostanlı, situado em um dos poucos fragmentos da costa que estão voltados diretamente ao oeste em Karşiyaka, é um conjunto de plataformas de madeira tratada em cascata que formam uma superfície urbana convidativa, estendendo-se entre o declive artificial coberto de vegetação e o próprio aterro. A simplicidade e a fluidez na geometria da superfície estimulam o usuário a experimentar uma relação mais direta com o sol e o mar. Assim como no caso da passarela de pedestres, esta superfície coberta de madeira também traz uma sensação acolhedora, resultado principalmente de uma influência da textura natural do material. O Espaço Recreativo ajuda os usuários a se reencontrarem com um ritual de Esmirna esquecido há muito tempo, mas que ainda está presente na memória urbana, e convida os moradores da cidade a assistir ao pôr-do-sol e a passar um tempo de qualidade juntos todas as noites.
Estas duas instalações urbanas, situadas uma de frente para outra no mesmo local, apoiam o direcionamento definido na proposta "Karşıkıyı", o master plan para o litoral de Karşiyaka. Natural, independente, ingênuo e inclusivo; Ambos os projetos servem como "contra-espaços" genuínos nos termos de Lefebvre. A passarela e espaço recreativo prometem um novo espaço urbano para experimentar diferentes formas de "ociosidade", empregando os fundamentos sociais, geográficos e históricos desta localização única. Essas novas intervenções na costa também se encaixam perfeitamente na visão "Maneira Tranquila de Viver" estabelecida para a cidade de Esmirna, do projeto de regeneração costeira "İzmirSea".